sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COLETÂNIA SOBRE OS PENSADORES ILUMINISTAS.


JONH LOCKE: governou(1632-1704).
Seu pensamento era acreditar que o homem adiquiria conhecimento com o passar do tempo através do IMPERISMO;
ARTESÃO do político liberal,locke nasceu em um vilarejo inglês,filho de um pequeno proprietário de terras,estudou na escola de wetminster e em oxford,mais o ensino tradicional das universidades não o satisfaziam,mas mesmo assim aplicou-se, foi adimitido na sociedade de Londres, a academia ciêntifica,em 1688,para estudar medicina:graduou-se seis anos depois,mas sem o título de doutor.
A maior parte de sua obra caracteriza-se pelo autoritarismo,em todos os níveis;individual,político e religioso,acreditava na razão pra obter a verdade e determinar
a legitimidade das instituições sociais.
Sua principal obra sobre a política foi os “dois tratados sobre o governo”.
De pesquisador a secretário de um nobre no governo inglês,tornou-se um escritor de economia,ativista político e um revolucionário cuja idéias ocasionaram a vitória da revolução gloriosa,em 1688,contra o absolutismo,também foi deputado.
Locke exerceu enorme influência sobre todos os pensadores de seu tempo e foi uma das principais referências teóricas para os líderes das revoluções que,a partir do século XVIII, transformaram a sociedade ocidental.

Um comentário:

  1. Parabéns pela pesquisa realizada. Vejo que conseguiram expressar e dialogar com os assuntos e questões que fundamentaram o Iluminismo e a Revolução Francesa. Sigam em frente.
    Jesus Rocha!

    ResponderExcluir